Filarmônica de Viena abre temporada da Cultura Artística com dois concertos na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 07/03/2016

Nos dias 8 e 9 de março, a Sala São Paulo recebe os dois concertos de abertura da temporada 2016 da Cultura Artística, que traz ao Brasil uma das principais atrações dos últimos anos, a Filarmônica de Viena. Unanimidade no meio musical, a orquestra austríaca tem como curiosa característica o fato de não ter um regente titular – fazendo com que o púlpito de sua casa, o Musikverein, receba constantemente os maiores nomes da regência do mundo. Assim, ao se apresentar com o grupo vienense, solistas e maestros se associam a uma história que é a própria história da música ocidental, que elenca nomes como Verdi, Wagner, Bruckner, Liszt, Mahler, Strauss, Karajan, Bernstein e Dudamel, entre outros. Leia mais sobre a Filarmônica de Viena na matéria de capa da edição deste mês da Revista CONCERTO (disponível aqui para assinantes).

 

Quem dirige o grupo – que chega ao país após passar por Nova York e Bogotá – nas apresentações na Sala São Paulo é o russo Valery Gergiev. Nome fundamental da música atual, Gergiev vem ao Brasil pela primeira vez, trazendo consigo toda expectativa que cerca o homem que, entre seus mais recentes feitos, ampliou o Teatro Mariinsky, consolidando a casa como a maior instituição de música da Rússia.

E os programas apresentados por aqui trazem essa dupla influência, da orquestra e do regente, com peças da tradição operística alemã e da música sinfônica russa. No dia 8, o repertório é composto pela abertura de O holandês voador, de Richard Wagner, La mer, de Claude Debussy, e a orquestração de Maurice Ravel para a famosa suíte Quadros de uma exposição, de Modest Mussorgsky. No dia seguinte, mais Wagner, com o prelúdio e o Encantamento da Sexta-Feira Santa, de Parsifal, e a Sinfonia Manfredo, de Tchaikovsky.

A temporada da Cultura Artística retorna em maio, quando traz ao Brasil a Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília, com Antonio Pappano, e o Quarteto Ebène. Confira aqui a temporada completa da Cultura Artística.

Ouvinte Crítico
Os concertos terão votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada na terça-feira, dia 8 de março.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.