Filarmônica Vera Cruz toca obra de D. Pedro I no Dia da Independência

por Redação CONCERTO 06/09/2011

A Filarmônica Vera Cruz, orquestra dirigida pelo maestro Júlio Medaglia e sediada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, apresentará no feriado de 7 de setembro o Credo de D. Pedro I, para orquestra e coro, com a participação do Collegium Musicum de São Paulo.

 

A peça é a mais ambiciosa obra musical de Dom Pedro I, recentemente restaurada e apresentada aqui na íntegra, com coro e orquestra. O imperador do Brasil teve uma educação musical completa e tocava clarinete, fagote e violoncelo. No Brasil, teve contato próximo com Marcos Portugal, Sigismund Neukomm e com o José Maurício Nunes Garcia, de quem recebeu aulas de composição.

Além deste Credo, Dom Pedro I é autor do Hino da Independência do Brasil e de mais um Te Deum, do Hino da Carta (hino nacional português até 1910) e de peças para violão.

O concerto faz parte da nova programação da Filarmônica Vera Cruz, que nesta fase se apresenta semanalmente, com programação até dezembro nos diversos espaços culturais da cidade. Além dos concertos para o público adulto, a orquestra estreia os Encontros com a Juventude, uma iniciativa que pretende divulgar sistematicamente a música erudita entre os jovens e adolescentes da região, em apresentações semanais gratuitas no Teatro Lauro Gomes, Teatro Elis Regina e Parque Chácara Silvestre, com uma apresentação especial no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]