Finlandês Osmo Väsnkä é o convidado da semana da Osesp

por Redação CONCERTO 29/04/2015

Nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo tem como convidado o grande maestro finlandês Osmo Vänskä. Diretor artístico da Orquestra de Minnesota, nos Estados Unidos, Vänskä nasceu em 1953, e se iniciou no mundo da música como clarinetista, cargo que ocupou nas filarmônicas de Turku e Helsinque, ambas em seu país natal.


Realizou seus estudos como regente com Jorma Panula, na Academia Sibelius, onde foi colega de Esa-Pekka Salonen e Jukka-Pekka Saraste, tornando-se regente titular da Sinfônica de Lahti, em 1988, com a qual gravou uma aclamada integral das sinfonias de Sibelius pelo selo BIS.


E com a Osesp ele atua novamente com essa sua especialidade, comandando a orquestra paulista nas sinfonias nºs 6 e 7 do compositor nacional  da Finlândia. O repertório tem ainda uma importante estreia: A rua dos Douradores, Litania da desesperança, de Aylton Escobar. A peça é uma encomenda conjunta da Osesp com a Fundação Gulbenkian, de Lisboa, que promoverá ao longo do ano estreias de peças encomendadas a seis autores brasileiros e seis portugueses, alternadamente.


O maestro volta a comandar a Osesp nos concertos da semana que vem (acompanhe o Site CONCERTO para mais informações).


Mais Vänskä
Além de protagonizar a trinca semanal da Osesp, no dia 3 de maio Osmo Vänskä deixa a batuta de lado e assume o clarinete em um dos principais recitais do Quarteto Osesp de toda a temporada.


Agora formado pelos violinistas Emmanuele Baldini e Davi Graton, o violista Peter Pas e o violoncelista Ilia Laporev – que recentemente assumiu a vaga deixada por Johannes Gramsch – o quarteto recebe Vänskä como convidado, que revisita seu lado musicista e participa da interpretação do Quinteto para clarinete e cordas em lá maior de Mozart.


O programa tem ainda a pavane She’s So Fine, do John’s Book of Alleged Dances, de John Adams, e dois quartetos do tcheco Bohuslav Martinu, Três cavaleiros e o nº 2.


[Veja mais no Roteiro Musical: OsespQuarteto Osesp]


Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.