Frank Shipway rege Sinfônica do Estado de São Paulo a preços populares

por Redação CONCERTO 23/02/2012

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o maestro britânico Frank Shipway rege a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em programa dedicado a Richard Strauss. O repertório inclui a Fantasia sinfônica sobre a Mulher sem sombra e a Sinfonia alpina – obras que serão gravadas para lançamento em CD ainda neste ano pelo selo sueco BIS.

 

Frank Shipway foi assistente de Lorin Maazel na Ópera de Berlim, além de regente convidado da Orquestra Sinfônica da Rádio da Dinamarca e da Filarmônica Real de Flanders na Bélgica. Em 1990, realizou uma turnê pela Alemanha, França e Bélgica com a Filarmônica de Turku. Em 1991, formou a nova Sinfônica Nacional da RAI na Itália. Foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica BRT de Bruxelas e dirigiu orquestras como Philharmonia, Royal Philharmonic, Nacional da Bélgica, entre outras.

Shipway é professor no Conservatório Real de Música de Bruxelas e participa de júris de concursos internacionais como o Nikolai Malko e o Arturo Toscanini. Trabalhou nas óperas Nacional Inglesa, Glyndebourne Festival, na Real de Copenhagen e no Teatro Nacional em Mannheim.

As apresentações com Frank Shipway antecedem a abertura da temporada 2012, que ocorre em 8 de março com regência da nova titular da Osesp, Marin Alsop.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]