Fundação Osesp demite maestro John Neschling

por Redação CONCERTO 22/01/2009

Em carta assinada por seu presidente Fernando Henrique Cardoso, a Fundação Osesp demitiu o maestro John Neschling de suas funções de diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Segundo a Fundação, dadas as declarações públicas recentes do maestro Neschling, em especial a entrevista publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 9 de dezembro passado (leia aqui), “o Conselho de Administração, com pesar, mas no cumprimento de seu dever estatutário de zelar pela preservação dos interesses da Osesp, decidiu, por unanimidade, pela ruptura contratual imediata”. A carta diz ainda que “a manifestação pública de Vossa Senhoria deixa poucas dúvidas quanto à possibilidade – como era nossa intenção – de uma convivência harmoniosa, no processo de sucessão, evidenciando conduta indesejável e inconciliável com o desempenho das atribuições contratuais”.

A Fundação Osesp publicou comunicado oficial em seu site com o seguinte teor:

“COMUNICADO OFICIAL
A Fundação OSESP vem a público informar o encerramento do contrato do diretor artístico, maestro John Neschling, acelerando o processo de sucessão previamente anunciado.
A Fundação informa ainda que o processo para a seleção de um novo Regente Principal, que terá contrato de dois anos, encontra-se em fase final. O nome deverá ser anunciado nas próximas semanas.
Para a busca de um novo diretor artístico, com contrato previsto para começar em 2011, a OSESP instituirá um Comitê de Busca, que terá a participação de dois consultores internacionais com larga experiência em processos semelhantes nas maiores orquestras do mundo.
A Fundação”

Leia neste link a carta do presidente Fernando Henrique Cardoso comunicando a demissão do maestro John Neschling.