Gustavo Dudamel e Sinfônica Simón Bolívar fazem concertos em São Paulo e no Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 03/07/2014

A Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela faz três apresentações no Brasil em julho: duas em São Paulo (dias 6 e 7, promoção da Cultura Artística) e uma no Rio de Janeiro (dia 10, promoção da Dell’Arte). Fruto do El Sistema, abrangente e bem sucedido programa de educação musical venezuelano criado por José Antonio Abreu, a Sinfônica Simón Bolívar será regida por seu diretor artístico, Gustavo Dudamel.

 

O jovem maestro de apenas 33 anos é um verdadeiro fenômeno da música clássica e atualmente também acumula os postos de diretor artístico da Filarmônica de Los Angeles e de regente honorário da Sinfônica de Gotenburgo (grupo que dirigiu entre 2007 e 2012) – isso além de atuar como convidado das principais orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim e Viena.

É a terceira vez que o grupo venezuelano passa pelo Brasil – a orquestra tocou aqui em 2011 e no ano passado, quando seus concertos em homenagem ao centenário da Sagração da primavera, de Igor Stravinsky, estiveram entre os principais eventos da temporada clássica.

No dia 6, na Sala São Paulo, a orquestra toca um repertório formado por Margariteña, do venezuelano Inocente Carreño, as Bachianas brasileiras nº 2, de Villa-Lobos, e a Sinfonia fantástica, de Berlioz. De manhã, às 10h, na Sala São Paulo, acontece um ensaio aberto do programa, com entrada gratuita (limite de 500 pessoas).

Já nos dias 7 e 10 (Sala São Paulo e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, respectivamente), a Simón Bolívar apresentam a grande Nona sinfonia de Gustav Mahler, um dos compositores mais caros a Dudamel: a peça está em um de seus últimos lançamentos fonográficos com a Filarmônica de Los Angeles, pelo selo Deutsche Gramophon (disponível na Loja CLÁSSICOS).

Ouvinte Crítico
Estes concertos estarão abertos a votação no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada no domingo, dia 6 de julho.

[Veja mais no Roteiro Musical – São PauloRio de Janeiro]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página