Haydn Trio Eisenstadt toca no Masp

por Redação CONCERTO 27/07/2009

Um dos mais prestigiados grupos de câmara da Áustria, o Haydn Trio Eisenstadt, apresenta-se no dia 28, terça-feira, na série Música no Masp Internacional, com um repertório que inclui obras de Haydn, Schubert e Elena Kats-Chernin. Formado por Harald Kosik (piano), Verena Stourzh (violino) e Hannes Gradwohl (violoncelo), o grupo lembra, na temporada 2009, o bicentenário da morte de Haydn.

Além das apresentações pela Áustria, o Haydn Trio Eisenstadt realiza diversas turnês internacionais. Os concertos os levaram a países como Alemanha, Itália, França, Bélgica, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Suíça, Dinamarca, Hungria, Turquia, Rússia, Israel, Japão e Estados Unidos. Como convidados, fizeram apresentações em importantes salas de concerto, como Vienna Konzerthaus, Musikverein (Viena), Haydn Biennale Vlaanderen (Bélgica), Sansouci Music Festival, Schlosskonzerte (Bruhl- Alemanha), Beethoven Festival de Bonn (Alemanha), Haydn Festival do Japão e na prestigiosa sala de concerto do Museu Pushkin de Moscou.

Desde 2002, o Haydn Trio Eisenstad vem programando ao lado das cantoras escocesas Lorna Anderson (soprano) e Jamie MacDougall (tenor) a estreia de todas as 429 canções baseadas no folclore compostas por Haydn, em concertos ao vivo e CDs. O projeto é supervisionado pela musicóloga escocesa Marjorie Rycroft, da Universidade de Glasgow.

[Clique aqui e consulte mais detalhes do Roteiro Musical.]