Ilyia Gringolts se apresenta em São Paulo, dia 12, e em Paulínia, dia 13

por Redação CONCERTO 12/11/2009

O concerto “Ilya Gringolts e amigos”, liderado pelo violinista russo de São Petersburgo que dá nome ao grupo é uma das atrações de novembro na série “Concertos Internacionais” da Hebraica, em São Paulo. No dia 12 Gringolts, conhecido pelo extraordinário talento musical, será acompanhado do também premiado clarinetista Alex Fiterstein, israelense que vive em Nova York, e pelos músicos Fabio Cury (Fagote), Horacio Schaefer (viola), Luis Garcia (trompa), Pablo de León (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Sérgio de Oliveira (contrabaixo).

No dia 13, no Theatro Municipal de Paulínia, o exímio violinista será acompanhado pelo clarinetista finlandês Olli Leppäniemi e destacados músicos brasileiros: os Solistas de Paulínia, Fábio Cury (fagote), Luis Garcia (trompa) e Sérgio de Oliveira (contrabaixo). No programa, duas excepcionais obras do repertório camerístico: o Quarteto op. 18 nº 1 de Beethoven e o Octeto de Schubert.

Ilya Gringolts, de apenas 27 anos, é um dos principais violinistas de sua geração. Vencedor em 1998 do Concurso Paganini, mais importante competição internacional do instrumento, é artista exclusivo do prestigiado selo Deutsche Grammophon. Há alguns anos realizou, em São Paulo, memoráveis concertos em que interpretou as Partitas e Sonatas para violino solo de Bach.