Instituto Baccarelli apresenta seu trabalho na Fundação Gulbenkian de Lisboa

por Redação CONCERTO 10/12/2010

Convidado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Baccarelli, representado por seu diretor de relações institucionais, Edmílson Venturelli, participará de um encontro com importantes organizações voltadas ao ensino de música na Europa, nos dias 11 e 12 de dezembro, em Lisboa, Portugal.

 

Dentre as instituições presentes estão a Barenboim-Said Foundation (Espanha), o Progetto Musica et Societá, idealizado pelo maestro Claudio Abbado (Itália), a International Yehudi Menuhin Foundation (Bélgica), a Associação Menuhin Portugal e o Music Fund (Bélgica). Também é aguardada a participação de um representante do projeto El Sistema, da Venezuela.

Nos encontros, as instituições compartilharão suas experiências no ensino de música e formação de grupos orquestrais. No dia 11, em reunião fechada, os representantes apresentam seus respectivos projetos por meio de materiais expositivos, como fotos e vídeos. Já no dia 12, numa sessão aberta ao público, acontece um painel dos tópicos abordados no encontro anterior, que vai resultar num significativo panorama da educação musical em instituições referenciais desta prática no mundo.

Sediada em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian tem seus objetivos voltados à arte, ciência e educação. Desenvolve atividades em Portugal e no exterior, também por meio de subsídios e bolsas de estudo para especializações e doutorados. A Fundação dispõe de uma orquestra e um Coro que atuam em temporadas anuais regulares; realiza exposições individuais e coletivas de artistas portugueses e estrangeiros; e promove conferências internacionais, debates e cursos. No plano internacional, a Fundação pertence ao European Foundation Centre (EFC) e está presente em diversos fóruns no campo artístico e também de ajuda ao desenvolvimento científico e educativo.