Intercâmbio cultural leva Orquestra Jovem de Stuttgart a São Caetano

por Redação CONCERTO 26/07/2012

Como forma de comemorar o aniversário de São Caetano do Sul, a Secretaria de Cultura e a Fundação das Artes da cidade promovem um intercâmbio entre músicos alemães da Orquestra Jovem de Stuttgart e brasileiros da Sinfônica Jovem da Fundação das Artes. Trata-se do I Encontro Internacional de Orquestras de São Caetano do Sul, que acontece entre os dias 22 e 29. Além de master classes, o evento contará com dois concertos, nos dias 26 e 28.

 

Na primeira apresentação, a Orquestra Jovem de Stuttgart, sob regência do maestro americano Alexander G. Adiarte, toca a abertura de Candide, de Bernstein, e o Concerto para violoncelo nº 1 de Saint-Saëns (com solo de Ludwig Kollmar). O concerto se encerra com a Sinfonia nordestina, do maestro e compositor Ernst Mahle, brasileiro naturalizado que nasceu em Stuttgart.

No dia 28 as duas orquestras se apresentam juntas. A Jovem de Stuttgart conta novamente com a regência de Adiarte, enquanto a Orquestra Jovem da Fundação das Artes é regida por Geraldo Olivieri. No repertório, duas peças de Edmundo Villani-Côrtes: Abertura Poranduba e Djopoi. O programa conta ainda com a Quinta sinfonia, de Beethoven, e com o Mambo de West Side Story, de Bernstein.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]