INTERFACES 25 apresenta obras de L.C. Csekö (Rio de Janeiro)

por Redação CONCERTO 26/08/2009

A série INTERFACES, em sua vigésima quinta edição, apresenta nesta quarta-feira dia 26, no Espaço Cultural Sérgio Porto (Rio de Janeiro), obras de L.C Csekö. INTERFACES conjuga música experimental, imagem, light / scenic / sonic design com uma dinâmica de impacto e grande densidade de informação. O evento será realizado pelo Ensemble Batucadanárgica, constituído por um núcleo duro volante de artistas de áreas diversas, fundado e dirigido por LC Csekö. O Ensemble Batucadanárgica propõe a formação de público através da divulgação da produção cultural atual e oficinas de investigação da linguagem artística para público profissional, leigo, adulto e infantil.

As obras são de autoria do compositor L.C.Csekö. O light/scenic/sonic design é criado por Csekö para cada peça e para o espetáculo como um todo, produzindo o que se poderia chamar de esculturas em luz e sombra. A interferência visual e espacial modifica dramáticamente o espaço acústico-cênico do teatro. O ideário musical de L.C.Csekö traz em seu bojo assemblage, desconstrução/construção de música popular, folclore e música de rua, emprego de meios eletroacústicos, aleatoriedade, improvisação e um espectro tímbrico em contínua distensão por combinações acústicas. O evento como um todo estimula o público ao debate, a criatividade, o repensar a concepção de Arte e linguagem  artística neste início de século.
 
A série de espetáculos INTERFACES é apresentada nas principais cidades do país desde 1986. Os espetáculos têm como característica principal a abordagem multimeios. Esta série vem oferecendo vigorosas contribuições em uma das vertentes mais complexas da ação cultural desta  transição entre séculos, a formação de público,  conquistando uma  platéia  numerosa e diversificada.

Leia a seguir breve biografia de L.C. Csekö
L.C.Csekö, compositor, tem representado o Brasil nas áreas de multimeios e intermidia em eventos internacionais. Participa regularmente dos festivais e bienais nacionais e é fundador e diretor executivo do Núcleo de Música Experimental e Intermídia do Rio de Janeiro (NuMExI). Produtor e coordenador atua nas principais cidades brasileiras realizando eventos de ponta tais como: Interfaces, com obras de sua autoria; Música, Tecnologia & Multimeios; Música de Concerto século 21- Formação de Público; Cenas da Música Contemporânea/ TIM, RioArte Contemporânea, aglutinando os compositores mais significativos do país. Bolsista em composição dos programas Bolsa Vitae de Artes e Bolsas RioArte. Educador, pesquisador, conduz regularmente o projeto de pesquisa pedagógica de sua autoria, Oficina de Linguagem Musical no Conservatório Brasileiro de Música, Seminários de Música ProArte, UFRJ, Funarte, circuito nacional universitário e de espaços culturais. Articulista e conferencista com vários artigos sobre Composição e Educação Musical, conclui um livro sobre o processo de criação, música experimental contemporânea, educação e sua experiência com a Oficina de Linguagem Musical desde os anos 70 em circuito universitário, rede pública de ensino e instituições culturais. Light, scenic, sonic designer. Fundador e diretor do ensemble BATUCADANÁRQICA. Csekö nasceu em Salvador, Bahia, em 10 de fevereiro de 1945.

Serviço:
INTERFACES 25 – Obras de L.C. Csekö
Data: 26 de agosto - 4ª feira, 20h
Local: Espaço Cultural Sérgio Porto, rua Humaitá 163 – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2266 0896
Ingressos: R$ 4, R$ 2