Interpreti Veneziani tocam no Cultura Artística Itaim

por Redação CONCERTO 24/10/2011

Com apresentação única no Brasil, dia 25 de outubro no Cultura Artística Itaim, em São Paulo, o conjunto Interpreti Veneziani, um dos mais respeitados grupos de câmara da Itália, apresenta o Concerto para violino, cordas e cravo e o Concerto para dois violinos, cordas e cravo de Vivaldi; a Ciaccona para violino e cordas de Tommaso Vitali, com participação de Federico Braga;  Introduzione e Allegro para violino e cordas de Pugnani-Kreisler; Fandango para conjunto de cordas de Luigi Boccherini; e Introduzione e Tarantella para violino e cordas de Pablo de Sarasate.                    

 

Os Interpreti Veneziani apresentam-se há 25 anos por todo o mundo, com destaque para as participações nos festivais de Melbourne e Bayreuth; concertos no Palácio Real de Estocolmo; e turnês realizadas pelo Japão com apresentações na Suntory Hall e na Sala Kjoi, em Tóquio e também na Sala Sinfônica de Osaka, com transmissão ao vivo na rádio japonesa. Turnês pela Austrália, Américas e Estados Unidos além de mais de 200 concertos na Igreja San Vidal, em Veneza, também marcaram a trajetória do grupo, fundado em 1987.

A discografia do grupo inclui um álbum com o Musikstrasse, com obras do compositor Giuseppe Tartini e 18 gravaçaões com Rivo Alto. Interpreti Veneziani é formado pelos violinistas Sebastiano Maria Vianello, Guglielmo De Stasio, Pietro Talamini, Nicola Granillo, Federico Braga; pelo violista Giuseppe Curri; cellista Nazzareno Balduin; contrabaixista Angelo Liziero; e pelo cravista Paolo Cognolato.

A apresentação, realizada pela Interarte e pela Sociedade de Cultura Artística, conta com apresentação da jornalista Gioconda Bordon.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]