Italiano Fabio Luisi é o novo regente titular do Metropolitan Opera

por Redação CONCERTO 06/09/2011

Após sofrer uma queda na semana passada, o maestro James Levine teve uma lesão na coluna que o obrigou a passar por uma cirurgia de emergência na quinta-feira passada, em Nova York, levando-o a se afastar dos ensaios da nova temporada do Metropolitan Opera (Met).

 

Levine continuará como diretor artístico, mas o posto de regente titular do Met foi passado para o maestro Fabio Luisi – que desde abril de 2010 era principal maestro convidado da instituição. Luisi irá substituir Levine na maior parte das montagens da temporada 2011/2012, começando por Don Giovanni, que estreia dia 13 de outubro (a récita do dia 29 de outubro será transmitida ao vivo nos cinemas brasileiros pela Mobz).

Levine espera se recuperar a tempo para reger a nova produção de O crepúsculo dos deuses, de Wagner, em janeiro de 2012, assim como para o ciclo completo do Anel do Nibelungo em abril e maio.

O genovês Fabio Luisi é atualmente o regente principal da Sinfônica de Viena e o diretor artístico do Festival de Música do Pacífico, em Sapporo, no Japão. Anteriormente foi diretor musical da Dresden State Opera Orchestra e da Staatskapelle Dresden, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da MDR de Leipzig e regente principal da Orquestra Tonkünstler de Viena.

Ele já regeu orquestras como a Filarmônica de Nova York, Orquestra de Paris, as filarmônicas de Viena, Chicago e Boston, Filarmônica de Munique, Orquestra de Santa Cecilia, Royal Concertgebouw de Amsterdã, Royal Opera Covent Garden e Deutsche Oper de Berlim. Em 2002 ele fez sua estreia no Festival de Salzburg.