Jeremy Denk faz recital de piano e atua como solista da Osesp, na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 29/04/2014

No final de abril e início de maio, a Osesp recebe um dos mais prestigiados pianistas da atualidade: o norte-americano Jeremy Denk. Conhecido tanto por seu virtuosismo ao piano como por seu trabalho intelectual sobre música, ele ganhou ainda mais notoriedade ao receber, no ano passado, uma “bolsa-gênio” da Fundação MacArthur, dos Estados Unidos. Com isso, ele será bancado por cinco anos pela fundação, com o único propósito de desenvolver sua criatividade. (Leia a coluna de João Marcos Coelho sobre Denk e a “bolsa-gênio”.)

 

No dia 30, na Sala São Paulo, Denk faz um recital solo de piano, quando interpreta um grande repertório, que se inicia com a famosa Sonata Concord, de Charles Ives. A peça, segundo o próprio Ives, é uma “impressão do espírito transcendentalista associado a muitas almas de Concord, Massachsetts”. A pequena cidade, que atualmente tem menos de 20 mil habitantes, foi um dos mais importantes centros intelectuais dos Estados Unidos no século XIX, e a sonata homenageia, em seus movimentos, alguns desses intelectuais, como Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau. Depois, o pianista toca uma peça fundamental do repertório para piano, as Variações Goldberg, de Bach. Confira na seção Mídia o vídeo em que Denk faz uma breve explicação sobre a peça (em inglês).

Já nos dias 1º, 2 e 3 de maio, Denk se apresenta na trinca de concertos da Osesp, como solista. Acompanhado da orquestra, ele demonstra sua versatilidade e, após o recital solo dedicado ao Barroco e ao Modernismo, investe na passagem do Classicismo para o Romantismo, com o Concerto nº 1 de Beethoven. Quem rege a Osesp é o estoniano Arvo Volmer, diretor artístico da Sinfônica de Adelaide, da Austrália, e da Ópera Nacional da Estônia. Ele ainda conduz a orquestra na abertura de Genoveva, de Schumann, e em O bardo e na Sinfonia nº 3, de Sibelius – compositor que é uma de suas especialidades.

[Veja mais no Roteiro Musical – Recital de pianoConcertos Osesp]

[Nota atualizada às 13h24 do dia 29/4/2014]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.