Jovem regente do Neojiba é o bolsista vencedor do Festival de Campos do Jordão

por Redação CONCERTO 23/07/2012

No último domingo, dia 22, foi conhecido o bolsista vencedor do 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão: Yuri Azevedo foi selecionado para receber o prêmio Eleazar de Carvalho, com uma bolsa mensal de 1.400 dólares durante nove meses. O estudante terá como mentora a regente-titular da Osesp, a norte-americana Marin Alsop, e participará da Orquestra Sinfônica de Baltimore, além de ter aulas no Peabody Institute.

 

A premiação aconteceu na Sala São Paulo, após o concerto da Orquestra do Festival, regida por Marin Alsop, com o pianista brasileiro Nelson Freire.

Yuri, de 20 anos, é filho de pais não-músicos e desde os 15 participa do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), projeto de inclusão cultural dirigido pelo pianista e maestro Ricardo Castro. No evento de premiação, ele regeu o Batuque de Lorenzo Fernández

Outros seis bolsistas também foram reconhecidos pelo desempenho ao longo das aulas e apresentações em Campos do Jordão. Lucas Bernardo da Silva, violinista e spalla da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; Ana Clara Andrade Melo, oboísta da Orquestra Sinfônica de Sergipe; Adib Correa Vera, trombonista e aluno da Academia da Osesp e Filipe dos Santos Esteves, clarinetista e músico da Ojesp, farão intercâmbio na Royal Academy Music de Londres, no Conservatório de Amsterdã, no Conservatório Real de Haia, no Peabody Institute e no norte-americano Cincinnati Colege of Music, instituições internacionais conveniadas a edição deste ano do Festival.

O aluno da classe de viola Natanael Ferreira dos Santos recebeu uma bolsa para estudar durante dois anos na Academia da Osesp. E a bolsista da classe de regência, a chinesa Huan Jing, do Cincinatti College of Music, virá a São Paulo para um período de um mês em que será orientada por Marin Alsop. Huan também será assistente da maestrina norte-americana durante sua estadia no Brasil.

Clássicos Editorial Ltda. © 2012 - Todos os direitos reservados.
A reprodução integral deste conteúdo requer autorização.