Kazem Abdullah rege Osesp em concerto pré-turnê

por Redação CONCERTO 30/09/2009

Com regência do jovem maestro norte-americano Kazem Abdullah, de 29 anos, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz o primeiro programa do mês, dias 1º, 2 e 3 de outubro, antes de partir para uma turnê que a levará a 17 cidades dos Estados Unidos. Com formação de clarinetista, Abdullah apresentou-se como solista convidado de diversas orquestras. De 2006 a 2009 foi regente assistente no Metropolitan Opera.

O programa se inicia com O garatuja, de Alberto Nepomuceno, prelúdio de uma ópera que permaneceu inacabada. Em seguida é a vez do Concerto para percussão – Veni, veni, Emmanuel!, do escocês James MacMillan, que contará com solos da também escocesa Evelyn Glennie. A artista foi a primeira percussionista no mundo da música clássica a criar e sustentar uma carreira solo. Os concertos ainda têm as Bachianas brasileiras nº 4, de Villa-Lobos, e a suíte do balé O mandarim maravilhoso, de Bartók.

Com a viagem da orquestra, a temporada da Sala São Paulo segue neste mês com apresentações de destacados pianistas convidados, em recitais solo: o francês Jean-Philippe Collard (dias 8, 9 e 10), o brasileiro José Feghali (dias 15, 16 e 17), o português Arthur Pizarro (dias 22, 23 e 24), e o russo Anatol Ugorsky (dias 29, 30 e 31).

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]