Kirill Petrenko é o novo diretor artístico da Filarmônica de Berlim

por Redação CONCERTO 22/06/2015

Na manhã desta segunda-feira, dia 22, a Filarmônica de Berlim anunciou o maestro russo Kirill Petrenko como seu novo regente titular e diretor artístico. Ele sucederá o inglês Simon Rattle, que informou em março que deixará o cargo ao fim de seu contrato, em 2018. Com 43 anos, Petrenko tem grande reputação na Alemanha, onde dirigiu importantes casas de ópera, como a Komische, em Berlim (2002-2007) e a Estatal da Bavária (desde 2013). Ele foi um dos regentes convidados pelo Festival de Bayreuth para comandar o Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, na celebração dos 200 anos de nascimento do compositor, em 2013. Na ocasião, ele realizou um elogiado Ouro do Reno, com controversa direção cênica de Frank Castorf.

“Palavras não podem expressar meus sentimentos – tudo, desde euforia e grande prazer até espanto e descrença”, afirmou o maestro, em declaração publicada no site da orquestra. “Estou ciente da responsabilidade e das altas expectativas que me cercam, e farei tudo em meu poder para estar à altura dessa fantástica orquestra. Acima de tudo, no entanto, espero muitos momentos e felicidade artística da música que fizermos juntos, que recompensará nosso trabalho duro e preencherá nossas vidas artísticas de significado.”

A nomeação de Petrenko como novo regente e diretor artístico da Filarmônica de Berlim encerra um período de ansiedade na comunidade musical. Em maio, na primeira reunião do conselho da orquestra, circulou um boato de que Andris Nelsons fora eleito – notícia que foi logo desmentida pela Filarmônica de Berlim.

Petrenko assumirá a orquestra com o duplo desafio de seguir uma linhagem de lendários regentes como Wilhelm Furtwängler, Herbert von Karajan e Claudio Abbado, e de também manter a Filarmônica de Berlim como um dos principais grupos sinfônicos do mundo.

Confira na seção Mídia um vídeo de Kirill Petrenko à frente da Filarmônica de Berlim, interpretando um trecho do Poema do êxtase, de Alexander Scriabin.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.