Lançada a programação do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

por Redação CONCERTO 19/05/2009

Em coletiva de imprensa, a Secretaria de Estado da Cultura e a Santa Marcelina Cultura divulgaram as atrações e novidades da 40ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O evento, que acontecerá entre os dias 4 e 26 de julho, terá como tema o Ano da França no Brasil e fará uma homenagem a Heitor Villa-Lobos, falecido há 50 anos. A direção artística é do maestro Roberto Minczuk. O Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio do Bradesco Prime.

Mantendo o enfoque pedagógico de sua história, o festival distribuirá 146 bolsas de estudos. Os alunos terão aulas com professores do Conservatório de Paris – uma das mais prestigiadas instituições de ensino do mundo – e de outras instituições musicais francesas. Os bolsistas ainda concorrerão a três prêmios: o tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho e o novo Prêmio Camargo Guarnieri, que premiará dois bolsistas, um da classe de regência e um da classe de composição.

A programação terá como atrações os pianistas Nelson Freire, Michel Dalberto, François Frédéric Guy, Cristina Ortiz e Ricardo Castro, os violoncelistas Antonio Meneses, Marc Coppey e Dimos Goudaroulis, os violinistas Shlomo Mintz e Yang Liu, o violonista Fábio Zanon, e as principais orquestras do Brasil, como Osesp, OSB, Filarmônica de Minas Gerais e Exeperimental de Repertório. Outro destaque da programação é o grupo francês de música antiga La Poème Harmonique (cantores e instrumentistas), sob a regência e Vincent Dumestre, além do grupo de solistas e professores do Conservatório de Paris.

O festival terá 45 espetáculos em diversos espaços da cidade. A abertura será feita no dia 4 de julho, às 21 horas no Auditório Claudio Santoro, pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, coro da Osesp e cantores solistas, sob direção do maestro Victor Pablo Pérez, interpretando obras de Bizet, Cantelouche, Delibes e Giménez (este concerto, como já é tradição, deverá ser transmitido pela rádio e TV Cultura de São Paulo). Já o concerto de encerramento será realizado na Sala São Paulo, em 26 de julho, com a Orquestra Acadêmica do Festival regida pelo maestro Roberto Minczuk e tendo como solista o pianista francês Michel Dalberto, com obras de Ravel e Saint-Saëns.

Os ingressos para os concertos do Festival estarão à venda a partir do dia 22 de junho na Sala São Paulo, no Auditório Cláudio Santoro e na Loja do Festival (a partir do dia 3 de julho). Os preços variam entre R$ 20,00 e R$ 80,00.

[Clique aqui para consultar a programação completo.]