Loja CLÁSSICOS faz lançamento-debate de livro “Ópera à Brasileira”

por Redação CONCERTO 10/04/2009

Neste sábado, dia 11 de abril, às 11 horas, a Loja CLÁSSICOS Sala São Paulo promove um debate com o título “Ópera à Brasileira: desafios e perspectivas”. O debate marca o lançamento do livro “Ópera à Brasileira”, organizado pelo jornalista João Luiz Sampaio e publicado pela Editora Algol. A mesa será composta pelos maestros Jamil Maluf (diretor do Teatro Municipal de São Paulo) e Roberto Duarte (membro da Academia Brasileira de Música) e pelos jornalistas João Luiz Sampaio (O Estado de S. Paulo) e Irineu Franco Perpetuo (Folha de S. Paulo). João Batista Natali, Leonardo Martinelli e Nelson Rubens Kunze também participarão (por motivo de saúde Lauro Machado Coelho não estará presente). Após o debate haverá uma sessão de autógrafos com os autores presentes.

O livro “Ópera à Brasileira” enfoca, a partir de diferentes perspectivas e autores, a complexa temática da criação operística no Brasil. Jornalista e crítico dos mais atuantes no meio musical, João Luiz Sampaio – que é sub-editor do Caderno de Cultura do jornal “O Estado de S. Paulo” –, propõe a discussão sobre o cenário operístico nacional, recuperando a história recente e apontando para o futuro. Para tanto, reuniu um não menos competente time de pensadores que, cada um focando uma temática específica, consegue esclarecer pontos de vista e convidar à reflexão sobre uma arte tão complexa e tão envolvente.

Além da introdução do próprio João Luiz Sampaio – “Como entender a ópera e seus desafios no contexto cultural brasileiro?” – temos as análises de Sergio Casoy, Heloísa Fischer, Nelson Rubens Kunze, Lauro Machado Coelho, Leonardo Martinelli, Roberto Duarte, João Batista Natali, Irineu Franco Perpetuo, João Marcos Coelho e Renato Rocha Mesquita, bem como entrevistas com Luiz Fernando Malheiro, Jamil Maluf, Cleber Papa, Abel Rocha, Luís Gustavo Petri e Ira Levin.

Serviço:
Lançamento-debate do livro “Ópera à Brasileira”
Organização: João Luiz Sampaio
[Editora Algol. 232 páginas.]
Sábado, dia 11 de abril, 11 horas
Local:
Loja CLÁSSICOS Sala São Paulo
Entrada franca
Preço do livro: R$ 45,00

[Veja mais detalhes sobro o livro clicando aqui.]