Maestro russo Gennady Rozhdestvensky rege 8ª de Mahler com Osesp

por Redação CONCERTO 03/10/2011

Antes de iniciar sua turnê Brasil 2011 em novembro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) tem um mês intenso com grandes convidados em sua série de concertos. Nos dias 4, 6 e 8, sob a regência do maestro russo Gennady Rozhdestvensky, a orquestra interpreta a monumental Sinfonia nº 8 de Gustav Mahler, que terá 320 artistas no palco da Sala São Paulo.

 

Conhecida como “sinfonia dos mil”, a obra terá as sopranos Manuela Freua, Talia Or e Lisa Milne, a mezzo soprano Edneia de Oliveira, a contralto Silvia Tessuto, o tenor Jon Villars, o barítono Douglas Hahn e o baixo Nikolai Didenko além dos três coros da Osesp (principal, juvenil e infantil) e Coral Lírico Municipal.

Gennady Rozhdestvensky nasceu na Rússia e estudou piano e regência no Conservatório de Moscou. Aos 20 anos estreou no Teatro Bolshoi, cuja orquestra dirigiu entre 1964-70. Foi diretor artístico da Orquestra Filarmônica Real de Estocolmo (1974-77) e regente principal da BBC de Londres (1978-81). Entre suas mais de 400 gravações, destacam-se as integrais das sinfonias de Shostakovich e Prokofiev (Selo Melodya).

O público poderá também assistir ao Ensaio Aberto, que será realizado no dia 3/10 (segunda, 18h), com ingressos a R$ 10,00.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]