Maestro russo Vasily Petrenko rege Ravel e Shostakovich com Osesp

por Redação CONCERTO 13/10/2011

Após o cancelamento da pianista Maria João Pires, o concerto desta semana da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo terá como convidada a pianista Ingrid Fliter, que toca o Concerto em sol maior de Ravel sob direção do maestro russo Vasily Petrenko. O programa conta ainda com a Sinfonia nº 11 Op.103 - O Ano de 1905, de Shostakovich, obra que remete ao massacre ocorrido em São Petersburgo em 1905 e que foi escrita pelo compositor para o 40º aniversário da Revolução Russa.

 

Vasily Petrenko nasceu na Rússia, estudou regência no Conservatório de São Petersburgo e desde 2006 é regente principal da Royal Phillarmonic Orchestra de Liverpool. Nomeado em 2007 Jovem Artista do Ano pela revista Gramophone, rege regularmente as principais orquestras do mundo, como a Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Los Angeles. Em 2013, assumirá o posto de regente principal da Orquestra Filarmônica de Oslo.

Nascida em Buenos Aires, Ingrid Fliter estudou piano na Argentina e Europa. Foi premiada na competição Ferruccio Busoni, na Itália, a medalha de prata no Concurso Chopin, em Varsóvia, e o Gilmore Artist Award. Foi escolhida pela BBC Radio 3 como Artista da Nova Geração 2007-2009. Ingrid tem se apresentado nas principais salas de concerto do mundo, como Concertgebow e Carnegie Hall, e com as principais orquestras, entre elas a Sinfônica de São Francisco, a Royal Stockholm Phillharmonic e a Royal Liverpool Phillharmonic. Lançou dois álbuns com as valsas completas de Chopin (EMI).

Os concertos acontecem nesta quinta, sexta e sábado na Sala São Paulo.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]