Marin Alsop será nova regente titular da Osesp

por Redação CONCERTO 11/02/2011

A norte-americana Marin Alsop, que esteve à frente da Osesp como convidada em setembro de 2010, será a nova regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A notícia dá fim às especulações sobre a substituição do maestro francês Yan Pascal Tortelier, à frente do grupo desde a saída de John Neschling.

Tortelier, que passou por períodos de forte crítica por parte de músicos da orquestra, inclusive com manifestações de instrumentistas no Twitter, voltou a gozar de prestígio após a bem sucedida turnê europeia em 2010. Os rumores de sua saída, entretanto, não deixaram de circular pela Sala São Paulo, principalmente após a vinda de maestros convidados como Kristjan Järvi (leia matéria de Irineu Franco Perpetuo “Kristjan Järvi fez história com a Osesp“ e de Leonardo Martinelli “Osesp, seus músicos e a busca por um regente“, para este site).

Marin Alsop, que terá contrato de cinco anos com a Osesp, foi indicada em setembro de 2007 diretora musical da Sinfônica de Baltimore, nos Estados Unidos, após o sucesso como regente principal da Bournemouth Symphony, no Reino Unido. Ela também foi diretora musical da Sinfônica do Colorado e do Festival Cabrillo, na Califórnia.

Nascida em Nova York, filha de uma violoncelista na Orquestra do New York City Ballet, ela iniciou os estudos de violino aos três anos e estudou na Yale University e na Juilliard School. Aluna de Leonard Bernstein, foi a primeira artista a receber, na mesma temporada,  o prêmio de “Artista do Ano” no Gramophone Award e no Royal Philharmonic Society's Conductor's Award. Venceu ainda o Classical Brit Award for Best Female Artist, o Royal Philharmonic Society's BBC Radio 3 Listeners Award e o European Women of Achievement Award.

Ela rege regularmente orquestras como a Filarmônica de Nova York, a Orquestra da Filadélfia, a Filarmônica de Los Angeles, a Sinfônica de Londres, a do Royal Concertgebouw, a Tonhalle de Zurique, a Orquestra de Paris e a Orquestra do Teatro alla Scala de Milão.

 

Marin Alsop assume a Osesp no início da temporada 2012.

[Assista entrevista com Marin Alsop sobre Baltimore]

[Assista Marin Alsop regendo a Osesp]