Menuhin Trio se apresenta pela temporada do Mozarteum Brasileiro

por Redação CONCERTO 13/06/2013

O Menuhin Trio, um dos mais promissores grupos camerísticos da Europa, faz no Brasil duas apresentações nos dias 18 e 19 de junho na Sala São Paulo, pela temporada do Mozarteum Brasileiro. O grupo interpretará a Sonata para violoncelo e piano Op. 119 de Prokofiev, a Sonata para violino e piano Op. 108 de Johannes Brahms e o Trio em lá menor de Tchaikovsky.

 

Formado por três talentosos instrumentistas, o grupo tem ao violoncelo o alemão Leonard Elschenbroich, de 27 anos, que foi eleito Artista Revelação da BBC em 2012, prêmio que lhe deu a oportunidade de tocar com todas as principais orquestras britânicas e apresentar recitais no Wigmore Hall. No violino, a escocesa descendente de italianos Nicola Benedetti cativa audiência e crítica com sua musicalidade e equilíbrio.

Aos 25 anos, já colaborou com regentes como Vladimir Ashkenazy, Paavo Järvi e Alan Gilbert. Entre os destaques mais recentes de sua carreira, está o Concerto Duplo para Violino e Violoncelo de Brahms, com a Orquestra Filarmônica de Londres, sob a regência de Christoph Eschenbach.

Completa o trio o pianista ucraniano Alexei Grynyuk, de 35 anos, que foi descrito pelo jornal francês 'Le Figaro' (Paris) como “mestre de toque transparente e soberano (...) uma incrível personalidade e virtuosidade absolutamente transcendental”. Vencedor de diversas competições, a primeira delas aos treze anos, Alexei é frequentemente convidado a se apresentar em grandes festivais, como o Duszniki Chopin na Polônia, e com renomados maestros, como Barry Wordsworth da Orquestra Filarmônica de Brighton (Reino Unido).

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.