Miguel Proença encerra temporada do Piano Brasil no Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 03/09/2009

Sexta-feira, dia 4 de setembro, o pianista Miguel Proença apresenta-se na Sala Cecília Meireles (RJ), dentro do Projeto Piano Brasil. Com 75 concertos e dezenas de master classes realizadas, o Piano Brasil conclui este mês sua quinta edição, após ter percorrido 20 cidades de norte a sul do país. Ainda em setembro, a turnê passa pelas cidades de Ituiutaba (MG), no dia 2, e Cascavel (PR), no dia 9.

Pianista de renome internacional, Miguel Proença é um artista de intensa atividade no meio musical brasileiro. Natural de Quaraí, Rio Grande do Sul, e radicado no Rio de Janeiro, Miguel Proença já atuou em todos os Estados brasileiros e diversos países da Europa, Ásia e Américas, como camerista e solista. Como camerista fez duos com Salvatore Accardo, Jean-Pierre Rampal, Leonard Rose, Paul Tortelier, Arto Noras, Janos Starker, entre outros.

Proença lançou vários CDs de repertório internacional pelo Selo Vox Classics, Alemanha, com Sonatas de Schubert e Chopin e pelo Selo M.A Music International, o CD Brazilian Impressions. Participou como jurado em vários concursos internacionais tais como Gina Bachauer em Salt Lake City, Piano Wold Master (Paris), Senigaglia (Itália), José Iturby (Espanha), entre outros. O pianista também exerceu cargos de diretor da Sala Cecília Meireles, diretor da Escola de Música Villa-Lobos e Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Em 1991 recebeu a Comenda da Ordem do Rio Branco no grau de Comendador por suas atividades no cenário musical brasileiro.

Miguel Proença, que foi professor convidado da Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha, entre 1997 e 2002, é diretor artístico do Teatro do SESI-RS.

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]