Morre o compositor mineiro Calimerio Soares

por Redação CONCERTO 27/06/2011

Faleceu na manhã do dia 22 de junho o compositor mineiro Calimerio Soares. Durante muitos anos Calimerio lecionou no Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolveu intensa atividade como docente. Ao longo de sua carreira, dirigiu vários conjuntos especializados em música antiga e contemporânea.

 

Calimerio Soares era membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), da Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência (ABE), conselheiro do Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes e.V. (ISMPS) e sócio honorário da Associação Pró-Música de Uberlândia.

Suas composições foram executadas e gravadas nos últimos anos por renomados intérpretes tanto no Brasil como também em vários países da Europa, das Américas, Ásia e Oceania, destacando-se participações no World Music Days/ISCM (Moldávia, 1999), no VII ENCOMPOR (Porto Alegre, 2001), no 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino Americanos (Belo Horizonte, 2002), nos 2nd & 4th Annual Festival of New Organ Music (Londres-Inglaterra, 2007 & 2009) e nas XII, XV, XVII & XVIII Bienais de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, 1997, 2003, 2007 & 2009). Em 2003 recebeu da Câmara Municipal de Uberlândia o título de Cidadão Honorário.

Calimerio Soares nasceu em 1944 em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, Brasil, onde iniciou os estudos musicais, prosseguindo-os no Conservatório Musical de Ribeirão Preto. Graduou-se em piano e licenciou-se em música pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Musica pela Universidade de Leeds (Inglaterra), onde estudou com Philip Wilby, David Cooper e Julian Rushton. No Brasil, estudou cravo com Helena Jank, música contemporânea com Paulo Affonso de Moura Ferreira e composição musical com Estércio Marquez Cunha. Especializou-se em órgão nos Estados Unidos, com Mallory Bransford e em cravo no País de Gales, com Andrew Wilson-Dickson.