Morre o violista Perez Dworecki

por Redação CONCERTO 03/11/2011

Faleceu hoje aos 91 anos em São Paulo o violista húngaro-brasileiro Perez Dworecki, um dos maiores nomes da viola no Brasil. Dworecki teve um papel importantíssimo na divulgação da viola, registrado em gravações que realizou com músicos como Fritz Jank, Gilberto Tinetti e Paulo Gori.

 

Nascido na aldeia de Tamási, pertencentes ao Condado de Tolna-Hungria, no dia 8 de dezembro de 1920, recebeu o nome Sándor Herzfeld. Seu pai, Armin Herzfeld, exercia a função de sapateiro na aldeia e sua mãe IIona Steiner cuidava dos afazeres do lar. Ambos judeus, e provenientes de Tamási, tiveram apenas Sándor Herzfeld de filho.

Não há conhecimento da existência de músicos na família Herzfeld, mas o Sr.Armin, apesar de não saber tocar instrumento algum, era um grande apreciador da música, tanto que trocou um par de sapatos por um violino e presenteou o pequeno Sándor Herzfeld com o instrumento. No mesmo ano de 1920, firma-se o Tratado de Trianon entre as potências da primeira Guerra Mundial e a Hungria, derrotada, perde 70% do seu território. Em razão da perseguição aos judeus no período da II Guerra Mundial, Sándor Herzfeld mudou seu nome para Perez Dworecki e acabou se mudando para o Brasil.

O velório de Perez Dworecki acontece até as 22h desta quinta-feira no Hospital Albert Einstein.

Fonte: http://www.youtube.com/user/sandorherzfeld7