Municipal do Rio divulga programação do 1º semestre

por Redação CONCERTO 04/03/2013

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, já sob o comando de seu novo diretor artístico, o maestro Isaac Karabtchevsky [leia mais], divulgou a programação para o primeiro semestre de 2013, com cinema, óperas e balé.

 

No mês de março, o Teatro Municipal faz uma homenagem ao compositor alemão Richard Wagner com a apresentação do filme Os Nibelungos, A morte de Siegfried, de Fritz Lang, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal sob a regência de Silvio Viegas.

Para a comemoração dos 200 anos de nascimento do compositor italiano Giuseppe Verdi, será apresentada entre abril e maio a ópera Aída, em nova montagem com direção musical e regência de Isaac Karabtchevsky e direção cênica de Iacov Hillel. No elenco, Fiorenza Cedolins como Aída, Rubens Pelizzari como Radamés, Anna Smirnova como Amnéris, além de Lício Bruno, Sávio Sperandio, Carlos Eduardo Marcos e Eliseth Gomes.

Entre maio e junho o Balé e a Orquestra Sinfônica do TMRJ fazem nove apresentação do clássico O Lago dos Cisnes, com música de Tchaikovsky.

Em julho é a vez de A Valquíria, segunda ópera do Anel do Nibelungo, em homenagem ao bicentenário de nascimento de Wagner. A parceria com o Teatro Municipal de São Paulo leva ao Rio a montagem com Luiz Fernando Malheiro e André Heller-Lopes. O elenco é formado por Eliane Coelho, Zvetan Michailov, Eiko Senda, Denise de Freitas, Daniella Carvalho, entre outros, com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Apesar da indefinição para o segundo semestre de 2013, o maestro Karabtchevsky adianta que para 2014 já estão previstas as óperas Wozzeck, de Alban Berg, em abril, e Capriccio, de Richard Strauss, em agosto, além do balé Notre-Dame de Paris, de Roland Petit, em outubro.

[Veja detalhes da temporada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro]