Municipal do Rio encena "Tosca"

por Redação CONCERTO 09/09/2011

Com direção cênica da cineasta Carla Camurati e elenco internacional, a ópera Tosca, de Giacomo Puccini, será encenada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro nos dias 10, 11, 13, 14, 17 e 18 de setembro. Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2007, Carla Camurati dirigiu em 2007 o primeiro filme de ópera do Brasil, La serva padrona, de Pergolesi, e desde então passou a dedicar-se à direção de óperas.

 

Inspirada na peça Tosca, de Victorien Sardou, a ópera em três atos de Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, foi estreada em 1900 no teatro Costanzi, em Roma, e narra a trágica história da cantora lírica Floria Tosca e seu amante, o pintor Cavaradossi, perseguido pelo barão Vitellio Scarpia, chefe da polícia de Roma.

Nas encenações no Rio de Janeiro, o papel-título será dividido entre a soprano americana Sondra Radvanovski e a japonesa Eiko Senda, residente no Brasil desde 1995. O tenor ítalo-brasileiro Thiago Arancam, que estreia no Teatro Municipal, e o italiano Riccardo Massi se revezarão no papel de Cavaradossi, enquanto o barítono espanhol Juan Pons e o brasileiro Lício Bruno interpretam o barão Vitellio Scarpia. O elenco conta ainda com Carlos Eduardo Marcos no papel de Angelotti e Eduardo Amir no papel do sacristão. Sob regência e direção musical do maestro Silvio Viegas, a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal será acompanhada pelo coro do Teatro Municipal e o Coral Infantil da UFRJ.