Municipal do Rio inicia temporada lírica com “Aida”

por Redação CONCERTO 17/04/2013

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre a temporada lírica 2013 homenageando o bicentenário de um dos maiores compositores de ópera de todos os tempor: Giuseppe Verdi. O novo diretor do Municipal carioca, Isaac Karabtchevsky, é quem assina a direção musical da montagem de Aida, de Verdi, que estreia no dia 20 de abril e segue com récitas nos dias 23, 26 e 28 de abril e 1º de maio. A direção cênica é de Iacov Hillel, os cenários de Helio Eichbauer e os figurinos de Raul Belém Machado. A música fica por conta do Coro e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob regência de Karabtchevsky.

 

Uma das mais grandiosas óperas do gênio italiano, Aida conta a história de uma princesa etíope que é capturada e levada como escrava para o Egito. Lá, Radamés, um comandante militar, se vê dividido entre seu amor por Aida e sua lealdade ao faraó – cuja filha, Amnéris, tem por ele uma paixão não correspondida. Escrita para o quediva do Egito à época, Isma’il Pasha, Aida teve sua estreia em 1871, na Casa de Ópera do Cairo.

O elenco é formado pela soprano italiana Fiorenza Cedolins (Aida), o tenor também italiano Rubens Pelizzari (Radamés) e a mezzo russa Anna Smirnova (Amnéris). Completam o quadro as excelentes vozes brasileiras do barítono Licio Bruno, dos baixos Sávio Sperandio e Carlos Eduardo Marcos e da soprano Eliseth Gomes.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.

A reprodução deste conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para esta página.