Música em Trancoso faz segunda edição e ganha anfiteatro permanente

por Redação CONCERTO 25/02/2013

Até o dia 2 de março acontece em um dos mais belos cartões postais da Bahia o Festival Música em Trancoso 2013, que na segunda edição tem uma programação de concertos, música de câmara e jazz, além de master classes e ações de iniciação musical com a comunidade local. As apresentações, que têm início sempre ao por do sol, contam com artistas do Brasil, Europa e Estados Unidos e acontecem no novo anfiteatro permanente do Festival, no alto das falésias de Trancoso.

 

A nova construção, que ocupa uma área do campo de golfe Terravista, foi idealizada pelo arquiteto luxemburguês François Valentiny, reconhecido por projetos como do Concert Hall de Wroclaw (Polônia) e do Concert Hall Saarbrucken (Alemanha). A obra prevê, em sua etapa final, dois palcos e duas plateias superpostas com 1.100 lugares cada, uma a céu aberto e outra coberta. A engenharia acústica é assinada por Nicholas Edwards, responsável pela Symphony Hall de Birmingham (Inglaterra) e pelo Morton H. Meyerson Symphony Center de Dallas (EUA). O anfiteatro tem previsão de conclusão da segunda etapa no final de 2013 e fora do período do Festival será utilizado como Centro Cultural para a comunidade local.

Nesta terça-feira (dia 26 de fevereiro), apresentam-se no Festival os músicos de jazz do David Gazarov  Trio. No final de semana, o maestro Claudio Cruz rege a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo tendo como solistas os músicos Rüdiger Liebermann, violino; Walter Küssner, viola; Leonard Elschenbroich, violoncelo; Benoit Fromanger, flauta; Leonard Elschenbroich, violoncelo; Cesar Camargo Mariano, piano; Fausto Reinhart, tenor; e Melinda Parsons, soprano.

Durante o Festival, estes e outros artistas ministram master classes de instrumentos e canto para estudantes de música de todo o país e para os integrantes das orquestras jovens que se apresentam no evento. Eles também participam de aulas básicas de música para alunos de escolas públicas de Trancoso e de Arraial D’Ajuda.


Projeto do anfiteatro permanente do Festival Música em Trancoso [imagens: divulgação]