Musicistas francesas tocam no Sesc Vila Mariana

por Redação CONCERTO 28/09/2009

Por conta das comemorações do Ano da França no Brasil, o Sesc Vila Mariana tem promovido apresentações com artistas daquele país. Neste mês, dia 29 de setembro, a atração fica por conta do recital das francesas Fanny Clamagirand (violino) e Vanya Cohen (piano). Ambas têm menos de 30 anos e vêm se destacando entre as principais intérpretes de sua geração.

Fanny Clamagirand, que toca num violino Matteo Goffriller construído em Veneza em 1700, cursou o Conservatório de Paris e estudou com Itzhak Rashkovsky no Royal College of Music de Londres. Entre os prêmios que recebeu destacam-se o Rainier III dos Violin Masters, o primeiro prêmio do Concurso Fritz Kreisler de Viena, em 2005, o Royal Philharmonic Society’s Emily Anderson Prize e o Prêmio Especial Yehudi Menuhin,  na Inglaterra, em 2000.

Vanya Cohen nasceu em Mônaco e iniciou seus estudos de piano aos sete anos na Academia de Música Príncipe Rainier III. Aos 15 mudou-se para Paris, onde ingressou no Conservatório Superior de Música, conquistando seus primeiros prêmios. Vanya aperfeiçoou-se em master classes com Leon Fleischer, Maria João Pires, Paul Badura Skoda e Nikolai Petrov, sendo convidada a dar dois recitais no Festival Internacional de Música do Kremlin, em Moscou, em 2003. Nesse mesmo ano, após receber o prêmio da Fundação Natexis-Banco Popular, ingressou na Academia Pianística Internacional de Imola, na Itália, para estudar com Lazar Berman.

O concerto acontece terça-feira dia 29 e terá obras de Beethoven, Brahms, Prokofiev, Villa-Lobos e Cesar Franck. A violinista Fanny Clamagirand ainda ministra um master class gratuito na Aliança Francesa no dia 30.

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]