"Nabucco" abre temporada de ópera do Palácio das Artes

por Redação CONCERTO 17/06/2011

A temporada de óperas do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, tem início este mês com um grande título: Nabucco, de Verdi, será apresentada entre os dias 19 e 27 de junho.

 

A ópera estreou no Teatro ala Scala de Milão e foi o primeiro sucesso de Verdi. Em quatro atos, a obra conta a história de hebreus cativos que se tornaram escravos de Nabucodonosor, famoso rei do segundo império caldeu. À época, a história foi recebida como uma metáfora da situação do povo italiano, então sob o domínio austríaco, e o coro “Va, pensiero”, cantado pelos escravos hebreus no terceiro ato, tornou-se um símbolo do nacionalismo italiano de então.

A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais estarão sob a regência de Silvio Viegas, que também responde pela direção musical da montagem. André Heller-Lopes é o responsável pela concepção e direção de cena, enquanto os cenários ficam por conta de Renato Theobaldo e os figurinos de Marcelo Marques. As partes corais contam também com a participação do Coral Lírico do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e o elenco tem como protagonistas Rodrigo Esteves, no papel de Nabucco, e Eiko Senda como Abigaille, escrava que se acreditava filha primogênita de Nabucco. Também no elenco estão Sávio Sperandio, Rita Medeiros e Marcos Paulo.