Nelson Freire abre Ano Chopin, neste sábado, na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 11/03/2010

Com realização da Sociedade Chopin do Brasil e da Sociedade de Cultura Artística, acontece neste sábado, dia 13, o concerto oficial de inauguração do Ano Chopin no Brasil, na Sala São Paulo. O pianista Nelson Freire interpreta o Concerto nº 1 de Chopin, com a Filarmônica Brasileira sob regência de Cláudio Cruz.

 

O pianista, que já tem um ótimo CD Chopin lançado, acaba de gravar os Noturnos do mestre polonês. [Compre o CD pela Loja CLÁSSICOS]

Além de apresentar Chopin no mundo inteiro, neste ano Nelson Freire também fará recitais celebrando os 200 anos de nascimento do alemão Robert Schumann (1810-1856) e gravará um CD solo com peças do húngaro Franz Liszt (1811-1886), cujo bicentenário será comemorado em 2011.

As comemorações do Ano Chopin no Brasil ainda incluirão outras iniciativas, como concertos mesclando o jazz e o erudito, exposições fotográficas, apresentação de filmes e a ida de um grupo de brasileiros aficionados pelo compositor a Varsóvia para assistir ao XVI Concurso Internacional Frédéric Chopin. A abertura do concurso, em outubro, será feita por Nelson Freire e pela argentina Marta Argerich.

Na Polônia, o Ano Chopin foi aberto oficialmente no dia 31 de dezembro de 2009 pelo ministro da Cultura Bogdan Zdrojewski, na casa onde nasceu Chopin, em Zelazowa Wola, a 80 quilômetros de Varsóvia.

O concerto, que conta ainda com o apoio institucional do Consulado Geral da Polônia em São Paulo e da Embaixada da Polônia, tem parte da renda revertida para a reconstrução do Teatro Cultura Artística, destruído por um incêndio em 2008.

Serviço
Nelson Freire e Filarmonica Brasileira
Regência: Claudio Cruz
Sala São Paulo, dia 13 de março

[Leia mais detalhes no Roteiro Musical]