Nelson Freire toca Schumann com a Orquestra Tonhalle

por Redação CONCERTO 14/10/2016

Em 2015, o jovem maestro Lionel Bringuier se juntou ao pianista Nelson Freira para uma gravação do Concerto nº 2 para piano e orquestra de Chopin, em Colônia, na Alemanha. O resultado foi mais um registro de referência produzido pelo brasileiro. E, agora, os dois voltam a se unir em apresentações da tradicional Tonhalle de Zurique, orquestra criada em 1868, nos dias 16 e 18, pela temporada da Cultura Artística na Sala São Paulo.

 

Nos dois dias, Freire interpreta outro pilar do repertório pianístico romântico: o Concerto em lá menor de Schumann. Uma das mais célebres criações do autor, o concerto chama atenção pelo modo como, nas palavras de Clara Schumann, que realizou a estreia da peça, “o piano está interligado à orquestra da forma mais delicada possível, de forma que é impossível imaginar um sem o outro”.

No dia 16, o programa será complementado com The gliding of the eagle in the skies, em que Peter Eötvos evoca o cancioneiro dos bascos, e com a Sinfonia nº 6, de Shostakovich. Já no dia 18, além do concerto de Schumann, será interpretada a Sinfonia nº 1, de Mahler.

Orquestra e pianista também se apresentam no Rio de Janeiro, pela temporada da Dell’Arte, no dia 15.

[Veja mais no Roteiro Musical]