Nelson Goerner toca Chopin pela Sociedade de Cultura Artística

por Redação CONCERTO 17/05/2010

A segunda atração da temporada 2010 da Sociedade de Cultura Artística é o pianista argentino Nelson Goerner, que se apresenta terça dia 18 e quarta dia 19 às 21h00 na Sala São Paulo. Nascido em 1969, Goerner revelou seus dons excepcionais desde muito cedo e ganhou fama ao vencer o Concurso Internacional de Genebra em 1990.

Desde então, tem se apresentado nas principais salas de concerto do mundo, como o Teatro Colón em Buenos Aires, o Wigmore Hall e o Queen Elizabeth em Londres, a Gewandhaus de Leipzig, a Herkulessaal Muenchner e a Sala Verdi em Milão.

Dentre as principais orquestras que se apresentou, destacam-se a Filarmônica de Londres, a Filarmônica da BBC, a Orquestra de Halle, a Orchestre de la Suisse Romande, a Orquestra Maggio Musicale de Florença, a Orquestra Nacional da França, a Sinfônica de Tóquio e a Filarmônica de Los Angeles.

Com intensa atuação também na música de câmara, Nelson Goerner já tocou ao lado do Quarteto Takacs, Steven Isserlis e Vadim Repin no Festival Tanayev, em Londres, bem como com da violoncelista Gary Hoffman, da mezzo soprano Sophie Koch e dos pianistas Alexander Rabinovich, Martha Argerich e Alavidye Rusudan.

No programa que faz no dia 18, Nelson Goerner interpreta exclusivamente Chopin, em peças como o Noturno op. 15, a Sonata nº 2 op. 35 e os 24 prelúdios. Na récita do dia 19, os prelúdios de Chopin são substituídos pelos Estudos sinfônicos op. 13 de Schumann.

 

[Veja Nelson Goerner interpretando Chopin]

[Veja detalhes no Roteiro Musical]