NEOJIBA comemora cinco anos com fim de semana de concertos

por Redação CONCERTO 18/10/2012

Comemorando cinco anos de criação, o programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Sinfônicas Juvenis e Infantis da Bahia) promove concertos especiais nos dias 20 e 21 de outubro, reunindo mais de 500 músicos de todos os núcleos do Programa e solistas internacionais em um fim de semana comemorativo no Teatro Castro Alves, em Salvador.

 

Abrindo a programação na noite de aniversário, dia 20 de outubro, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia e o Coro Sinfônico do NEOJIBA apresentam sob a regência do maestro Ricardo Castro a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven.

O Coro Sinfônico do NEOJIBA, criado especialmente para a ocasião, teve grande parte de seus membros selecionados no próprio público do NEOJIBA. Os cantores se apresentarão com a Orquestra Juvenil da Bahia e com o tenor venezuelano Idwer Alvarez, o barítono polonês Marcin Habela e as sopranos francesas Juliette de Banes-Gardonne e Marion Grange, com solistas convidados integrantes do FESNOJIV e do Conservatório de Genebra, instituições parceiras do NEOJIBA.

No dia 21, as comemorações continuam. Às 11h, a Orquestra Castro Alves se apresenta gratuitamente sob regência do maestro Yuri Azevedo. Às 14h, será a vez do Grande Encontro de Orquestras e Corais do NEOJIBA, em que estarão reunidos mais de 400 músicos participantes das orquestras Castro Alves, Sinfônica Juvenil 2 de Julho e Orquestra Pedagógica Experimental, além de integrantes dos Núcleos do NEOJIBA de Simões Filho, SESI Itapagipe, Trancoso e ICEIA, em um grande concerto. Alunos da Escola Especial do SESI Itapagipe também participarão da apresentação, mostrando o resultado do trabalho do NEOJIBA com crianças e adultos com necessidades especiais, iniciado em junho.

Às 18h, o publico terá a oportunidade de assistir à segunda e última apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven.