Oferenda Musical promove ótima música de câmara

por Redação CONCERTO 19/06/2009

Realizado no ano passado com grande sucesso, volta ao Theatro São Pedro, entre os dias 19 e 27 de junho, o festival internacional de música de câmara “Oferenda Musical”. Novamente com direção artística de Alex Klein e realização da Secretaria de Estado da Cultura, o evento reunirá excelentes artistas para, em grupos formados especialmente para atuar no festival, interpretarem obras do repertório camerístico.

No total serão 10 apresentações cujas formações vão desde um duo até grupos de mais de 15 instrumentistas. A cada peça de um mesmo concerto o palco é reformatado e uma nova formação (com novos artistas) é apresentada. Nesse ano, o compositor homenageado é Villa-Lobos, lembrando os 50 anos de seu falecimento. Diversas obras suas estão no repertório, como trios, prelúdios para violão solo, O canto do cisne negro (para violoncelo e harpa), o Quatour e o Quinteto em forma de choros.

A abertura, hoje (dia 19) às 20h30, terá as Bachianas nº 6 de Villa-Lobos, com Rogério Wolf (flauta) e Fábio Cury (fagote), o Trio Kegelstatt, de Mozart, com Ovanir Buosi (clarineta), Alexandre Razera (viola) e Érika Ribeiro (piano), e A história do soldado, de Stravinsky, com regência de Alex Klein e músicos como Daniel Guedes (violino), Fernando Dissenha (trompete) e Alfredo Lima (percussão), entre outros.

Como novidade, o Festival apresenta um evento paralelo batizado de Oferenda Barra Funda Musical, previsto para o dia 20 de junho das 11h00 às 14h30, em que 21 grupos de música de câmara, num total de 85 músicos, estarão tocando em lugares públicos abertos para que os transeuntes possam apreciá-los gratuitamente. Os pontos do bairro escolhidos para a Oferenda Barra Funda Musical são as estações de metrô Barra Funda e Marechal Deodoro, Casa de Mario de Andrade, Saguão do Theatro Sao Pedro, Escritório de Inclusão Social, Casa Matriz/Tecer, Restaurante La Barre, Praças Olavo Bilac e Padre Luiz Alves de Siqueira e Clash Club.

Através de parceria com o Instituto Parada Vital, esses locais poderão ser visitados de bicicleta, num percurso pré-estabelecido com saída do Memorial da América Latina, acompanhado por monitores. Jovens estagiários oriundos dos projetos sociais da Barra Funda trabalharão como assistentes de produção após um curso de 2 tardes, onde receberão noções básicas como a importância da música, instrumentos, dinâmica de num concerto, o que é música de câmara e como se relacionar com o público.

Serviço:
II Festival Internacional de Música de Câmara em São Paulo
Oferenda Musical
Direção Artística: Alex Klein
Theatro São Pedro, de 19 a 27 de junho de 2009
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Ingresso rápido: (11) 4003 1212

[Clique aqui para consultar a programação completa da Oferenda Musical.]

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]