Ópera Curta estreia novo espetáculo no Theatro São Pedro

por Redação CONCERTO 04/03/2015

Nos dias 6 e 7 de março, a Companhia de Ópera Curta realiza no Theatro São Pedro, com entrada franca, a pré-estreia de seu novo espetáculo, O barbeiro de Sevilha, inspirado na ópera de Rossini. Em seguida, a produção vai percorrer 47 cidades do interior do estado – em março, o grupo passa por Jaguariúna (dia 13, Teatro Municipal Dona Zenaide), Votorantim (dia 15, Auditório Francisco Beranger), Itatiba (dia 19, Teatro Ralino Zambotto), Lorena (dia 21, Teatro São Joaquim) e Cerquilho (dia 28, Teatro Municipal).

 

Criada em 2009 por Cleber Papa e Rosana Caramaschi, com perfil itinerante, e promovida pelo Governo do estado de São Paulo, a companhia já apresentou os espetáculos Carmen, de Bizet, La bohème e Madama Butterfly, de Puccini, e La traviata, de Verdi. Em cada um deles, uma nova dramaturgia é criada, interligando os principais trechos musicais das obras, repensando o contexto original em que surgiram e estabelecendo um diálogo com a contemporaneidade.

Em O barbeiro de Sevilha, por exemplo, todos os personagens atuam também como narradores, sem pausas, em diálogo com o humor do cinema, da televisão e da própria ópera. “Teatro e música juntos explorando duas linguagens com um grande elenco, extraindo ação de todos os intérpretes: cantores que cantam, falam e músicos que tocam, instigam, se expressam participando da ação”, diz Papa. Ele assina a concepção cênica do espetáculo, que tem direção musical do maestro Luis Gustavo Petri, em um arranjo da partitura feito para piano, violino, violoncelo, flauta e percussão.

O elenco é composto por destacados artistas da cena atual. O barítono Vinicius Atique será Fígaro e o tenor Caio Duran, Almaviva. A soprano Caroline de Comi e a mezzo soprano Luisa Francesconi se revezam no papel de Rosina e Don Bartolo será interpretado pelos baixos Pepes do Valle e Pedro Ometto; como Don Basílio, José Maria Cardoso e Gustavo Müller. O conjunto musical é formado por Rafael Andrade, Ulisses Nicolai, Rossana Fonseca, Henrique Amado e Luana Oliveira.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.