Ópera "Don Giovanni", de Mozart, tem apresentações no sábado e domingo no Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 12/09/2013

O Theatro Municipal de São Paulo tem duas apresentações da ópera Don Giovanni, de Mozart, nesse fim de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. A montagem é do Teatro Municipal de Santiago, do Chile, estreada em 2012, e tem direção de Pier Francesco Maestrini. Quem comanda a orquestra do Municipal é o maestro israelense Yoram David. As récitas seguem até o dia 22 de setembro.

 

Na produção atual, a história do irremediável conquistador Don Giovanni – ou Don Juan – é sobreposta à figura do Conde Drácula. Os dois famosos personagens (notáveis por serem irresistíveis, apesar de deletérios) apresentam trajetórias paralelas, na visão de Maestrini. Para ele, ambos surgem como um elemento estranho e magnetizante em uma comunidade aparentemente em paz – comunidade que acabam por corromper por dentro.

Nessa cadência, o Don Giovanni encenado no Municipal é mais escuro e grave que de costume, mas sem deixar de lado a face cômica do “dramma giocoso” de Mozart.

No papel-título alternam-se o italiano Nicola Ulivieri e o brasileiro Leonardo Neiva. Andrea Host e Luciana Melamed revezam-se como Donna Anna; e Enea Scala e Pablo Karaman atuam como Don Ottavio. Completam o elenco Monica Bacelli, Adriane Queiroz, Davide Luciano, Saulo Javan, Norbert Steidl, Felipe Oliveira, Luísa Kurtz, Carla Cottini, Jens-Erik Aasbo e Marcelo Otegui.

Leia a crítica de Leonardo Martinelli sobre a estreia do espetáculo, que ocorreu no dia 12 de setembro, clicando aqui.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.