Ópera é destaque do 12º Festival de Inverno de Petrópolis

por Redação CONCERTO 05/07/2012

Entre os dias 6 e 15 de julho ocorre na cidade Petrópolis a 12º edição do Festival de Inverno, tradicional evento do calendário clássico fluminense. Produzido pela Dell’Arte, em parceria com a Stretto e a Sociedade Artística Villa-Lobos, o evento levará para a região serrana uma grande diversidade de atrações em música clássica, ópera, jazz, MPB, teatro, cinema, balé, além de palestras e de uma programação infantil.

 

O concerto de abertura do festival acontecerá na Catedral São Pedro de Alcântara, no dia XX, com a apresentação inédita do jovem alemão Christian Shimitt, organista oficial da capela de Freiburg, na Alemanha. Outro destaque da programação clássica é o concerto do trio formado pelo jovem pianista brasileiro John Blanch, a violinista Volodia van Keulen e o violoncelista David Petrlik, que interpretará obras de Chausson, Debussy e Brahms.

Entretanto, a grande expectativa para esta edição gira em torno da ópera Così fan tutte, de Mozart. A montagem ocorrerá no Theatro D. Pedro e contará com a participação de 12 solistas, coro e orquestra sinfônica da UFRJ, que atuarão sob a regência André Cardoso e direção cênica de André Heller-Lopes.

Participam ainda da agenda clássica do festival nomes como os pianistas Sérgio Monteiro e Kristina Miller, o violinista Nicolas Koeckert e a violonista Gabriela Queiro. As apresentações ocorrerão em diferentes locais desta charmosa cidade, tais a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Clube Petropolitano, o Museu Imperial, o Theatro D. Pedro, o Palácio de Cristal, o Hotel Solar do Império e a Praça da Liberdade.

[Acompanhe a programação do 12º Festival de Inverno de Petrópolis]