Ópera “Popeia”, de Monteverdi, é encenada no Planetário do Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 09/12/2014

O Planetário do Rio de Janeiro recebe a partir desta quarta-feira (dia 10 de dezembro) a primeira montagem brasileira de A coroação de Popeia, de Claudio Monteverdi. Mais famosa das óperas do compositor italiano, A coroação de Popeia foi estreada em 1643, em Veneza, e é um dos primeiros títulos do gênero a se basear em fatos reais. A peça narra a história de Popeia, amante de Nero que acaba tomando o lugar da imperatriz Otávia – o libreto é de Giovanni Francesco Busenello.

 

Serão ao todo quatro récitas, com apresentações também nos dias 11, 12 e 13 – todas gratuitas. A direção cênica é de Graciela Araya; a direção musical é de Vitor Philomeno, que comanda um ensemble formado especialmente para a ocasião. Mirna Rubim assina a direção geral.

No elenco, destaque para Tati Helene e Marília Zangrandri, que se revezam como Popeia (dias 10 e 13, e 11 e 12, respectivamente); Mirna Rubim e Simone Ferreira Chaves, que fazem Otávia (dias 10 e 13, e 11 e 12, respectivamente); e Sergio Anders como Nero.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.