Ópera "The Rake’s Progress", de Stravinsky, estreia nesta quarta no Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 10/06/2013

Tem início nesta quarta-feira, dia 12 de junho, no Teatro Municipal de São Paulo, a curta temporada da ópera The Rake’s Progress (A Carreira do Libertino), de Igor Stravinsky. A montagem, com a Orquestra Experimental de Repertório, é regida pelo titular do grupo, o maestro Jamil Maluf, e tem direção cênica e cenografia de Jorge Takla.

 

No elenco estão cantores como o norte-americano Chad Shelton, Rosana Lamosa, Sávio Sperandio, Adriana Clis, Silvia Tessuto, André Vidal e Jonas Mendes. O Coral Paulistano também participa da montagem, que é apresentada pela primeira vez no Municipal de São Paulo.

A ópera The Rake’s Progress se baseia na sequência homônima de oito quadros do pintor inglês William Hogarth, considerado o pai das histórias em quadrinhos. Stravinsky viu a exposição de Hogarth e decidiu transformar em música a vida do libertino Tom Rakewell.

Pela história, os namorados Tom e Anne se veem separados pela chegada de Nick Shadow, trazendo a notícia de uma herança que Tom recebeu de um tio que ele desconhecia. Em Londres, Tom se entrega a uma vida de prazeres, deixando para trás a amada. Tom casa-se com Baba, a Turca, atração de circo, e para piorar vai à falência e Nick pede sua alma como pagamento por seus serviços. Tom acaba em um manicômio, e no epílogo os personagens cantam a moral da história: o Diabo encontra sempre trabalho nos corações, mãos e mentes ociosas.

A ópera é a primeira dentro da temporada da nova gestão de John Neschling, e precede os títulos das Assinaturas, que têm início em agosto com a grandiosa Aida de Giuseppe Verdi.

Além de quarta-feira (dia 12 às 20h), The Rake’s Progress tem apresentações na sexta (14 às 20h), domingo (16 às 18h) e na terça (18 às 20h).

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.