Orfeu e Eurídice é apresentada na Praça das Artes

por Redação CONCERTO 29/10/2012

A recém-inaugurada Praça das Artes, localizada entre o Teatro Municipal de São Paulo e a avenida São João, recebe nos dias 29 e 31 de outubro e 1º e 3 de novembro a ópera Orfeu e Eurídice, de Christoph Gluck, com a Orquestra Sinfônica Municipal,o Coral Paulistano e o elenco feminino formado pela contralto Kismara Pessatti, que interpreta Orfeu, a soprano Gabriella Pace, Eurídice, e a também soprano Edna d’Oliveira no papel do Amor.

 

A obra do compositor alemão é baseada no conhecido mito grego, segundo o qual o músico Orfeu desce ao inferno para resgatar sua amada, Eurídice. A montagem tem direção musical e regência do especialista em música antiga Nicolau de Figueiredo e direção cênica de Antonio Araújo.

O espetáculo acontecerá na futura sala de ensaio da Orquestra Sinfônica Municipal, no edifício ainda inacabado do complexo que será ocupado pelos corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo. Na encenação de Antonio Araújo, a orquestra estará no centro do palco, entre duas plateias, e o desfecho difere daquele proposto pelo libreto. Segundo Araújo, nesta montagem “Orfeu não desce aos infernos, ele sobe aos infernos, à cidade”.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]