“Orfeu e Eurídice” estreia no dia 7 de julho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 03/07/2016

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro confirmou a nova data da estreia da ópera Orfeu e Eurídice: será na quinta-feira, dia 7 de julho, às 20 horas. As demais récitas foram remarcadas para os dias 9, 10 e 12 de julho. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone (021) 2332-9191 ou e-mail informacoestmrj@gmail.com. A estreia da ópera havia sido adiada em razão do atraso do pagamento dos salários de artistas e funcionários do Theatro Municipal [leia aqui] .

 

Orfeu e Eurídice, de Cristoph Willibald Gluck (1714-1787), será apresentada com o balé, a orquestra e o coro da casa. A regência é do maestro Abel Rocha e a direção cênica, de Caetano Vilela. O elenco terá a mezzo soprano Denise de Freitas como Orfeu e a soprano Lina Mendes como Eurídice.

Escrita na década de 1760, a ópera recupera o mito de Eurídice e é símbolo da reforma proposta pelo compositor, que buscava evitar os excessos da ópera séria em favor de uma “nobre simplicidade” na união entre texto e música. Para o maestro Abel Rocha, o importante é compreender a linguagem musical do compositor. “Ter as informações históricas é imprescindível para o correto entendimento do texto musical e das intenções do autor, mas a execução moderna é feita para um público moderno em teatros modernos, com recursos técnicos modernos, com demandas estéticas idênticas.”