Orquestra de Basel e Sol Gabetta nesta segunda e terça na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 28/05/2010

O mês de maio encerra com mais uma grande atração da Sociedade de Cultura Artística: a Orquestra de Câmara de Basel faz concertos dias 31 de maio e 1º de junho, na Sala São Paulo, tendo como solista e jovem e talentosa violoncelista argentina Sol Gabetta. Fundado em 1984, esse ensemble suíço é hoje uma das mais populares orquestras de câmara europeias. Vencedor do Echo Klassik de “Orquestra do Ano” em 2008, o conjunto é presença frequente nos palcos de Londres, Berlim, Viena e Paris, atuando com regentes e solistas do porte de Philippe Herreweghe e Cecilia Bartoli. O grupo destaca-se pela combinação entre o repertório clássico e o contemporâneo, e costuma realizar mais de 90 apresentações anuais.

A violoncelista Sol Gabetta iniciou os estudos musicais na infância, aprendendo piano, violoncelo e cantando num coral. Venceu o primeiro concurso aos dez anos de idade e seguiu conquistando prêmios em importantes certames internacionais. A artista ganhou notoriedade mundial ao se apresentar no Festival de Lucerna em 2004, quando solou com a Filarmônica de Viena sob a direção de Valery Gergiev. Desde então ela tem tocado com regularidade frente a importantes orquestras e, em 2009, ganhou o Echo Klassik como “artista do ano”, além do Diapason D’Or. Desde 2005 Sol Gabetta vive na Suíça, onde ensina na Academia de Basel.

No repertório, as Danças populares romenas e o Divertimento para Orquestra de Cordas de Bartók, o Concerto para Violoncelo em Ré maior de Leopold Hofmann e o Concerto para Violoncelo nº 1 de Haydn.

[Assista ao vídeo com Sol Gabetta interpretando o Concerto de Haydn]