Orquestra do Teatro São Pedro estreia em ópera com “Rigoletto”

por Redação CONCERTO 23/07/2010

Após realizar as primeiras apresentações no último mês, em dois programas sinfônicos, a nova Orquestra do Teatro São Pedro faz sua estreia numa montagem de ópera. Sob regência do maestro Roberto Duarte, será levado ao palco Rigoletto, de Giuseppe Verdi.

 

A direção cênica é de Livia Sabag e, entre os solistas, estão o baixo-barítono Licio Bruno, no papel título, além de Laura Rizzo, Miguel Geraldi, Savio Sperandio, Adriana Clis e Eduardo Janho-Abumrad.

A ópera popular de Verdi foi escrita em três atos, com libreto de Francesco Maria Piavi, baseado na peça Lê roi s’amuse, de Victor Hugo. Estreou em 1851 no Teatro La Fenice, em Veneza, e narra a história do Duque de Mântua, que se apaixona por Gilda, ingênua filha do corcunda Rigoletto. Após ter a filha sequestrada por cortesões que a levam para o palácio, Rigoletto contrata Sparafucile para matar o duque. Dentre as muitas melodias conhecidas da ópera, talvez a mais famosa seja a ária La donna è mobile, na qual o Duque canta que “as mulheres são volúveis como uma pluma ao vento”. O fim trágico, carregado de dramaticidade, e a escrita primorosa de Verdi fazem de Rigoletto uma das obras primas do repertório operístico.

Rigoletto terá cinco récitas, nos dias 28, 29, 30, 31 e 1º de agosto, no Teatro São Pedro, em São Paulo.

[Veja detalhes no Roteiro musical]