Orquestra Jovem das Américas visita a Bahia

por Redação CONCERTO 02/07/2008

A Orquestra Jovem das Américas, conjunto que reúne 100 músicos provenientes de 23 países, anuncia para o começo de julho mais uma turnê pela América Latina. A novidade deste ano é que a turnê incluirá uma período de “residência” para ensaios na Costa do Sauípe (BA), quando os maestros Carlos Miguel Prieto e Marcelo Lehninger prepararão a orquestra para a seqüência de oito apresentações no Brasil, Argentina e Uruguai – entre os solistas convidados, nomes como o do pianista Nelson Freire e do violoncelista Antonio Meneses.

A presença na Bahia é motivo de comemoração para o pianista e maestro Ricardo Castro, que entre outras atividades musicais no Estado, é o responsável por um pioneiro projeto de orquestra jovem.

“Depois de muito esforço e dedicação conseguimos ter pela primeira vez no litoral norte da Bahia uma atividade de música de concerto de alto nível com essa residência da Youth Orchestra of the Americas”, afirma o pianista, que poderá assim oferecer aos integrantes da sua Orquestra Juvenil da Bahia 2 de Julho um valioso intercâmbio com colegas estrangeiros.

Este conjunto, reforçado por 14 integrantes da YOA, se apresentará sob a regência de Castro no dia 5, às 21h00, no hotel Marriot e no dia 6, às 18h00, em Camaçari.

Já a turnê da Orquestra Jovem das Américas terá início dia 16 de julho por meio de um concerto no Teatro Castro Alves de Salvador, sob a regência de Carlos Prieto e com a participação de Antonio Meneses. Para obter o programa completo da turnê latino-americana da Orquestra Jovem das Américas, acesse o site www.yoa.org