Orquestra Jovem do Estado apresenta Mahler em dois concertos no fim de semana

por Redação CONCERTO 07/08/2015

A Orquestra Jovem do Estado faz dois concertos neste fim de semana. No sábado (dia 8), às 19h, toca no Teatro Ariano Suassuna, em Jacareí; e no domingo, às 16h, na Sala São Paulo. O programa, nas duas apresentações, é o mesmo, com o Concerto para trompa do tcheco Jiri Pauer e a Sinfonia nº 1, Titã, de Mahler. A regência é do maestro Cláudio Cruz e os solos, do trompista português Abel Pereira.
 
“Essa é uma orquestra que não tem obrigação de ser excelente. Mas é hoje um grupo excelente e é o que vamos mostrar neste concerto”, diz Cláudio Cruz, regente titular do conjunto. “Vou reger pela primeira vez a sinfonia de Mahler e este será o primeiro Mahler também desses músicos. Mas quem ouvir vai se dar conta de que não parece, é como se o compositor fizesse parte há tempos do nosso repertório.”
 
Para Cruz, a orquestra desempenha uma “função importante”: “Estamos pensando no futuro da música brasileira, formando artistas que daqui a um tempo vão integrar nossas orquestras profissionais. É um trabalho importantíssimo. E esse é um momento efervescente no cenário. São Paulo tem três boas orquestras jovens. E temos nos preocupado também com a formação mais ampla de nossos músicos: neste mês, três deles vão para a Europa continuar seus estudos. Eles com certeza, um dia, vão retornar a continuar com esse trabalho de formação tão fundamental”, afirma.

 

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.