Orquestra Juvenil da Bahia faz concerto de despedida antes de turnê pela Europa

por Redação CONCERTO 26/08/2014

Antes de embarcar para sua turnê pela Europa, que se inicia no dia 7 de setembro, a Orquestra Juvenil da Bahia faz no dia 27 de agosto um concerto de despedida. Sob direção do pianista e maestro Ricardo Castro, a orquestra se apresenta no Teatro Castro Alves, em Salvador. O programa conta com peças que integram o repertório da viagem, como Rhapsody in blue, de George Gershwin.

 

Turnê europeia
Principal grupo do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Orquestra Juvenil da Bahia faz uma turnê pela Europa entre os dias 7 e 17 de setembro, passando por cidades da Itália, Inglaterra e Suíça.

Em Milão, Torino, Ravello, Roma e Montreux, onde será orquestra residente do Festival de Musique Classique, a sinfônica terá como solista a pianista argentina Martha Argerich – ela aceitou o convite para viajar com os músicos após assistir a uma de suas apresentações durante uma turnê realizada nos Estados Unidos, no começo do ano.

A última apresentação da viagem será no Queen Elizabeth Hall, em Londres. Este concerto terá como solista o percussionista escocês Colin Currie e, no programa, está prevista a estreia de riSE and fLY, composta especialmente para ele por Julia Wolfe, além da execução da Sinfonia nº 1, de Mahler.

“Dar oportunidades inéditas a nossa juventude é uma das maiores missões do Neojiba. Esperamos, com turnês como essa, abrir portas para que cada dia mais jovens brasileiros possam desenvolver e mostrar suas capacidades em todos os cantos de nosso planeta”, diz Castro, que também é fundador do Neojiba, sobre a importância da viagem.

Criado em 2007, o Neojiba é um projeto educacional inspirado no El Sistema, da Venezuela, e que tem como objetivo promover a cidadania por meio da prática musical, espalhada em vinte polos em todo o estado da Bahia, que atendem cerca de novecentos jovens. Essa será a terceira turnê europeia da orquestra juvenil. Em 2010, o grupo se apresentou em Londres e Lisboa; no ano seguinte, voltou à Inglaterra, tendo o pianista Lang Lang como solista, e fez sua estreia em Berlim e Genebra, em apresentações com Maria João Pires. Nesta nova turnê, o grupo vai contar com 120 jovens, com idade entre 14 a 29 anos.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.