OSB Ópera & Repertório apresenta ópera "Anjo negro", de Ripper, baseada em Nelson Rodrigues

por Redação CONCERTO 19/10/2012

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, recebe nos dias 20 e 21 de outubro a ópera Anjo negro, de João Guilherme Ripper, baseada na peça homônima de Nelson Rodrigues, cujo centenário é comemorado este ano. A ópera conta a trágica história de Ismael, médico negro, e Virgínia, sua esposa, branca, que vive confinada em casa. À moda de Nelson Rodrigues, a trama é recheada de relações de desejo, poder e culpa, numa relação de amor e ódio que leva à traição entre irmãos, incestos de pai e filha e infanticídios provocados pelo racismo.

Estreada em 2003, a ópera teve mudanças substanciais tanto em sua música quanto na concepção cênica, resultando praticamente numa nova versão.

O diretor André Heller-Lopes, que recentemente dirigiu O Crepúsculo dos deuses no Municipal de São Paulo, é o responsável pela direção cênica e artística do espetáculo. A música será realizada pela OSB Ópera & Repertório, com regência do maestro Abel Rocha.

O elenco traz o barítono David Marcondes como Ismael, a mezzo soprano Luisa Francesconi como Virgínia, a soprano Ruth Staerke como a tia de Virgínia e o tenor Marcos Paulo como Elias, o meio-irmão cego de Ismael; entre outros cantores.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]